top of page
Buscar

Passo-a-passo para organizar sua viagem

  • Izabella Pietro
  • 10 de jan. de 2017
  • 5 min de leitura

Começando a organizar a sua viagem com o Giro no Mundo

Para se organizar melhor, coloque suas ideias no papel/Crédito: Pixabay

Se seu objetivo é organizar uma viagem mas não sabe por onde começar, aqui vai um simples passo-a-passo para te ajudar. Planejar uma viagem pode dar um pouco de trabalho e ser cansativo, mas as vantagens são muitas e a viagem acaba ficando do seu jeito e dentro do seu orçamento. Para começar a se organizar, pense e responda as seguintes perguntas:

Quantas pessoas vão?

É importante saber quem irá te acompanhar (seu pai, seus filhos, seu namorado) e quantas pessoas irão, já que várias decisões serão realizadas considerando esses dados, como o transporte a ser utilizado (o tamanho do veículo), os tipos de passeios a serem feitos, o número de quartos reservados e o próprio destino, afinal, nem todas as pessoas gostam de determinados roteiros.


Roteiro: para onde vai?

Considere o quanto quer e pode gastar na viagem antes de decidir o destino, já que é possível conhecer diversos lugares incríveis tanto no Brasil quanto no exterior. Pense no estilo de viagem que quer realizar, se é uma viagem para se aventurar, para descansar, para aproveitar a praia ou conhecer paisagens, por exemplo. Imagine o que quer fazer na sua viagem e onde poderia conhecer. A partir disso, busque quais são as melhores destinos disponíveis.


Para inspirar sua viagem, confira a pesquisa realizada com viajantes pelo TripAdvisor, selecionando alguns dos melhores destinos em várias categorias: melhores praias no Brasil, melhores praias no exterior, melhores destinos na Europa e os melhores destinos no mundo.


Se for conhecer alguma cidade no litoral, aproveite para conhecer mais de uma praia no local! Se vai realizar uma viagem internacional, procure conhecer várias cidades e outros países próximos, se possível. Tente pensar na cidade ou região que gostaria de visitar e tente planejar de acordo com a proximidade dos lugares.


Uma dica da Cadum Turismo para quem viaja é: cote diferentes tipos de viagem, pois um roteiro para alguns lugares no Brasil tem preços similares ao de alguns destinos internacionais. No ano passado, a agência registrou um aumento na procura de viagens para o Chile e para a Argentina, que tinham um preço mais acessível do que alguns locais do nordeste brasileiro.


Praia na Grécia/Crédito: Pixabay

Datas: quando quer ir e quanto tempo quer ficar?

Depois de decidir para onde vai e pensar o que quer fazer nesse lugar, decida quantos dias serão necessários para realizar esses planos e quando pretende ir, pois o valor final pode sofrer alteração dependendo da data (feriados e férias costumam encarecer a viagem).


Cada dia de viagem tem seu custo, então leve isso em consideração. Geralmente o dia de chegada no destino e de partida são cansativos e corridos, então não faça planos importantes e elaborados para esses dias.


Documentos: quais são necessários para sua viagem?

Carregue seus documentos mais importantes em qualquer viagem - como o RG e o CPF. Eles geralmente serão as únicas exigências necessárias para comprovar sua identidade e permitir acesso a diversas atrações no Brasil.


Para visitar os Estados Unidos, é necessário tirar o passaporte e o visto de turista, além dos documentos brasileiros. Para alguns países na Europa, o visto não será necessário. Confira aqui e aqui onde o visto é necessário.


Passaporte dos Estados Unidos.

O passaporte é necessário para visitar muitos países, assim como o Estados Unidos/Crédito: Pixabay


Além desses documentos, alguns países pedem vacinas específicas, assim como um seguro viagem referente ao tempo que ficará no exterior. Não deixe de se informar sobre isso antes de viajar.

Passagens: quando comprar e onde comprar?

Diferente do que muitos imaginam, comprar a passagem aérea um ano antes da viagem nem sempre é um bom negócio. As companhias que fazem esse serviço lucram com as vendas antecipadas e recomendam isso, mas quase nunca fazem boas promoções com passagens para daqui um ano.

Se for realizar uma viagem nacional em alta temporada, compre as passagens entre 30 e 90 dias de antecedência e, na baixa temporada, entre 25 e 40 dias. No caso de uma viagem internacional em alta temporada, é aconselhável comprar entre 60 e 120 dias antes do embarque e na baixa temporada entre 30 e 60 dias. Em entrevista ao UOL, Talita Ribeiro, diretora de comunicação do site de busca de passagem Voopter, afirmou que os preços começam a cair cerca de três meses antes do embarque.

Fique atento às promoções e acesse regularmente os sites em que pretende realizar a compra. Alguns sites são específicos para cotar as passagens mais baratas dentro de um determinado período, como o Skyscanner, ViajaNet, Voopter e a Decolar.com. Para comprar sua passagem, acesse os sites das companhias aéreas que fazem o trajeto regularmente para encontrar promoções.

Hospedagem: onde encontrar e como reservar?

Existem vários tipos e categorias de hospedagens em diferentes valores, então considere suas necessidades na hora de escolher. É possível escolher entre hotéis, casas e apartamentos de temporada, hosteis, pousadas ou até couchsurfing.


Ficar em hotéis continua sendo a opção mais escolhida. As redes de hosteis no Brasil são uma boa alternativa para uma viagem mais econômica, mas geralmente não possuem os mesmos confortos. Confira abaixo o que é cada acomodação e onde encontrá-la:


- Hotel: cada cidade geralmente possui inúmeras opções de hotéis e as vantagens de ficar hospedado em um são os diversos serviços disponíveis, além do conforto. Um bom lugar para procurar esse tipo de estadia é o site do Booking. Nele são reunidos milhares de hotéis no mundo todo com as respectivas características (como cancelamento grátis e a disponibilidade). No site também é possível comparar os preços de diferentes hotéis de uma mesma região.


- Casas e apartamentos de temporada: são residências particulares que disponibilizam um cômodo ou o imóvel inteiro para locação durante determinado período. O site mais usado para encontrar esse tipo de acomodação é o Airbnb.


- Hosteis: conhecidos também como albergues, essas acomodações possuem um preço mais acessível e a possibilidade de escolher um dormitório individual ou coletivo, no qual o quarto e o banheiro são compartilhados. Para baratear a hospedagem, essa opção possui menos serviços, o café da manhã e Wi-Fi nem sempre são gratuitos. Para escolher um hostel, acesse o Booking ou o site do Brazilian Hostel World.


- Pousadas: com preços mais acessíveis e um clima familiar, as pousadas são uma ótima opção de estadia para quem quer gastar um pouco menos. Geralmente esse tipo de hospedagem possui poucas acomodações e menos serviços do que um hotel normal, então se for viajar em alta temporada, reserve seu quarto com antecedência. É possível encontrar várias opções de pousadas no site do Booking também.


- Couchsurfing: esse é um serviço de hospitalidade que conta com mais de 4 milhões de usuários e sua função é unir turistas que procuram hospedagem gratuita a pessoas em todo o mundo dispostas a oferecer. É aconselhável sempre conversar bastante com a pessoa que oferece a estadia para evitar problemas. Para encontrar vagas no couchsurfing, acesse aqui.


Abaixo foram reunidas outras dicas gerais para ajudar na sua viagem:


Infografia com dicas para os viajantes. Crédito: Izabella Pietro

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
RSS Feed

Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos autores.

Copyright © 2019 Giro no Mundo

DIREITOS AUTORAIS

CONTATO

Ribeirão Preto, São Paulo

bottom of page