top of page
Buscar

Destino: Bonito - MS

  • Izabella Pietro
  • 13 de jan. de 2017
  • 6 min de leitura

Gruta da lagoa azul em Bonito-MS

Vista do interior da Gruta do Lago Azul/Crédito: Victor Dantas


BONITO - MATO GROSSO DO SUL, BRASIL

Eleito um dos melhores destinos para ecoturismo no Brasil e premiada como a melhor cidade de turismo responsável no mundo em 2013, Bonito possui inúmeras paisagens naturais e atrações que merecem a visita. Além do ecoturismo, aqui é possível desfrutar do turismo contemplativo e de aventura.

O QUE FAZER

Em Bonito, o sistema do ecoturismo funciona de forma diferente. Antes de viajar, é preciso entrar em contato com alguma das agências de viagem da cidade para adquirir os passeios de sua escolha e eles irão montar a sua programação, baseado nos dias em que o turista estará na cidade.


Além disso, a agência avaliará a disponibilidade dos passeios, já que as atrações turísticas de Bonito têm limite diário de visitas, para não causar nenhum dano às paisagens naturais locais. Para mais informações sobre os passeios, endereços e valores, acesse: Bonitour turismo, Agência Sucuri ou Bonito Way turismo. Confira o roteiro do Giro no Mundo para ficar cinco dias na cidade, com dicas do que fazer. Verifique com a agência de viagem quais os pré-requisitos e as indicações para cada passeio, garantindo se é adequado para cada viajante.


Atrativos urbanos

Alguns passeios ficam localizados dentro da cidade, como o Projeto Jiboia, que tem como principal objetivo desmistificar a jiboia e ensinar sobre o réptil, e o Aquário de Bonito, onde é possível conhecer mais de 60 espécies de peixes em 20 tanques de água.


Cobras criadas em cativeiro, no Projeto Jiboia/Crédito: Izabella Pietro

Aventuras

Se o turista está em busca de aventura durante sua estadia, existem várias opções para todos os gostos em diferentes paisagens, como boia cross, passeio de bote no Rio Formoso, quadriciclo e arvorismo. No boia cross, os visitantes usarão boias individuais para descer o rio, passando por algumas cachoeiras. No passeio de bote no Rio Formoso, várias pessoas irão dividir um bote inflável em um percurso de 6 km pelo rio. Na trilha com quadriciclo, o turista dirigirá o veículo por alguns quilômetros passando por desafios na mata. No arvorismo, os viajantes passarão por um percurso no alto das árvores, sendo possível contemplar a natureza e ver as paisagens naturais.


O arvorismo possui vários desafios para os visitantes/Crédito: Victor Dantas

Balneários e praias artificiais

Para curtir um dia relaxante na água, o Balneário Municipal, a Praia da Figueira e a Ilha Bonita são ótimas opções. No Balneário é possível visualizar os peixes na transparência do Rio Formoso e para melhor receber os turistas, restaurantes, churrasqueira e estacionamento estão à disposição. A Praia da Figueira é uma praia artificial que conta com diversos atrativos, como tirolesa e caiaque, além de restaurante e banheiros. A Ilha Bonita é um balneário que também possui boa infraestrutura para recepcionar as pessoas.


Água cristalina no Balneário Municipal permite a visualização dos peixes/Crédito: Wikimedia Commons

Cachoeiras

A cidade possui várias cachoeiras que podem ser visitadas, como as Cachoeiras Boca da Onça Ecotour, o Parque das Cachoeiras e as Cachoeiras do Rio do Peixe. A visita das Cachoeiras Boca da Onça inclui uma trilha de 4 km que passa por onze cachoeiras e por piscinas naturais. No Parque das Cachoeiras, o visitante fará uma trilha pela mata ciliar do Rio Mimoso e durante o percurso será possível se banhar em onze cachoeiras diferentes. Nas Cachoeiras do Rio do Peixe, os turistas passarão por várias cachoeiras em uma trilha de 1,5 km.


Existem muitas cachoeiras para banho em Bonito, não perca a oportunidade de visitá-las/Crédito: Pixabay

Flutuações

Nesse passeio o turista flutuará, como o nome sugere, entre os cardumes de peixe em um rio com uma correnteza leve. Com a roupa de neoprene, máscara e snorkel, é possível ver os peixes de perto e apreciar a natureza ao redor. Para esse passeio, algumas sugestões são a flutuação no Rio da Prata e na Nascente Azul.


Turistas fazendo flutuação na Nascente Azul/Crédito: Reprodução site Nascente Azul


Grutas

As grutas de Bonito são um dos passeios mais visitados pelos turistas e entre elas é possível destacar a Gruta do Lago Azul, considerada o cartão postal da cidade, que conta com uma trilha de 300 metros e depois uma descida equivalente a um prédio de 12 andares, por uma escada com 300 degraus. Ao final é possível ver o lago. Outra gruta que vale a visita é a de São Miguel, que conta com uma trilha de 350 metros até a entrada da gruta, considerada uma das cavidades mais antigas do planeta.


Vista da entrada da Gruta do Lago Azul/Crédito: Izabella Pietro

Mergulhos

Para fazer um passeio submerso e ver uma grande variedade de peixes, o mergulho no Rio Formoso e o mergulho no Rio da Prata são boas indicações. Neles, o turista mergulhará entre os cardumes com cilindro de oxigênio, durante meia hora em uma média de 4 metros de profundidade, acompanhado por instrutores.


No mergulho, as profundidades maiores exigem o uso de tanques de oxigênio/Crédito: Pixabay


Rapel

Para os mais aventureiros, o rapel pode ser uma alternativa diferente e emocionante. Entre as opções, vale ressaltar o Rapel no Abismo Anhumas, onde o visitante descerá 72 metros de rapel por uma pequena fenda em uma rocha, levando a um lago de águas cristalinas com visibilidade de até 60 metros de profundidade.


Rapel no Abismo Anhumas termina em um lago incrível/Crédito: Wikimedia Commons


Vida noturna

Apesar de ser uma cidade muito turística, a vida noturna da cidade não é muito agitada e não conta com muitas opções. Aproveite a noite para descansar dos passeios ou visite a Avenida Pilad Rebuá, onde lojas, minimercados e restaurantes ficam localizados.

ONDE FICAR

Por ser uma cidade voltada ao turismo, Bonito possui várias opções de hospedagens, desde hosteis até resorts. Se estiver de carro, o turista fica mais livre para escolher onde gostaria de ficar, mas caso esteja a pé, é melhor ficar próximo à Avenida Pilad Rebuá, principal avenida da cidade, onde o comércio fica localizado.


Algumas das hospedagens preferidas pelos turistas são: CLH Suítes, Hotel Pousada Águas de Bonito, Che Lagarto Hostel e Zagaia Eco Resort.


Piscina externa do hotel/Crédito: Reprodução site da pousada. Foto: Anderson Spinelli

Piscina externa no pôr do sol no Hotel Pousada Águas de Bonito/Crédito: Reprodução Anderson Spinelli site Tripadvisor


RESTAURANTES

Casa do João

Um dos mais famosos e visitados pelos turistas, a Casa do João possui pratos típicos e um ambiente muito agradável para degustar uma refeição. Além disso, existe uma loja própria do restaurante dentro do estabelecimento, sendo possível visitá-la enquanto o pedido não chega.

Endereço: Rua Nelson Felício dos Santos, 664 - Centro, Bonito - MS, 79290-000

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 15h30 e a noite das 18h às 23h30

Interior do restaurante Casa do João/Crédito: Reprodução site Casa do João

Juanita Restaurante

Seja para o almoço ou para a janta, o Juanita serve pratos típicos e um dos mais pedidos e recomendados pelos turistas é o pacu grelhado na brasa. Vale a experimentar!

Endereço: Rua Nossa Senhora da Penha, 854, Bonito

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 11h30 às 14h30 e à noite das 18h30 às 22h30

Allegra Gelato e Café

Visite o Allegra Gelato se procura sorvetes artesanais e um ambiente extremamente convidativo para um café.

Endereço: Rua Cel Pilad Rebua, 2070

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 15h30 às 23h

Opções de gelatos na sorveteria Allegra/Crédito: Reprodução site Tripadvisor

Vício da Gula

Para uma sobremesa ou um café, a doceria Vício da Gula possui uma grande variedade de doces e bolos.

Endereço: Rua Cel. Pilad Rebuá, 1852 | Centro, Bonito

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 12h às 23h

Doceria Vício da Gula em Bonito-MS/Crédito: Izabella Pietro

Fachada da doceria Vício da Gula/Crédito: Izabella Pietro

QUANDO IR E QUANTO TEMPO FICAR

A época mais indicada para conhecer a cidade é na baixa temporada, já que os passeios têm preços mais acessíveis, assim como as hospedagens. Além disso, esses tendem a estarem mais vazios e a temperatura, mais agradável, já que no período das férias escolares podem ocorrer chuvas no verão e o frio no inverno.


Quantos dias ficar depende da sua disponibilidade, quais passeios realmente quer fazer e orçamento, já que as atrações não são tão baratos e são pagos por pessoa, além do gasto com estadia e alimentação.

COMO IR E TRANSPORTES NA CIDADE

Para chegar à cidade, é possível ir de avião e pousar no aeroporto da cidade pela companhia aérea Azul (única que faz o trajeto atualmente) ou pousar no Aeroporto Internacional de Campo Grande (300 km de Bonito) que conta com outras companhias aéreas. Ainda é possível viajar de ônibus ou de carro até lá.


Dentro da cidade A maioria das atrações turísticas da cidade fica a vários quilômetros do centro, por isso é altamente recomendável o aluguel de veículos durante a estadia, caso o turista não tenha ido com seu carro. Algumas atrações possuem translados (pagos), mas é aconselhável fazer a conta do que valerá mais a pena para cada viajante, já que o translado será pago por pessoa, o aluguel pode sair mais em conta. Para cotar e pagar o aluguel de um veículo, acesse o site da empresa Unidas ou da Rent Cars.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
RSS Feed

Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos autores.

Copyright © 2019 Giro no Mundo

DIREITOS AUTORAIS

CONTATO

Ribeirão Preto, São Paulo

bottom of page