Roteiro: 7 dias em Bonito
- Izabella Pietro
- 17 de jan. de 2017
- 5 min de leitura

Cascata na Nascente Azul, em Bonito/Crédito: Victor Dantas
Um dos destinos mais visitados para ecoturismo no Brasil, Bonito-MS é uma cidade que reúne várias paisagens naturais e inúmeros passeios para todos os gostos. Para conhecer um pouco da cidade e de seus encantos, reunimos algumas atrações mais emocionantes e outras mais tranquilas para aqueles que gostariam de ficar cinco dias na cidade.
Lembrando que o roteiro para Bonito não depende apenas da escolha do turista, mas também do que estará disponível nas datas e de como as agências de viagem organizaram os passeios selecionados. Ainda assim, este guia funciona como uma sugestão do que pode ser feito.
Apesar do elevado custo de cada passeio, o turismo da cidade é muito organizado e com uma boa infraestrutura para receber os turistas. Por ser um destino distante para a maioria, é uma viagem que vale a pena o investimento e conhecer o máximo de atrações possíveis. Como isso é apenas uma sugestão, ajuste o roteiro conforme suas necessidades e vontades.
Dia 1 - Chegada em Bonito
Quando chegar à cidade, faça check-in no seu hotel e depois procure a agência de viagem escolhida para retirar os vouchers dos passeios previamente adquiridos. Para saber mais sobre como funcionam as agências de turismo de Bonito e como adquirir seus passeios, clique aqui. Aproveite o resto do dia para descansar e conhecer os arredores da hospedagem de escolha.
Dia 2 - Boia Cross Cabanas e Projeto Jiboia
Aproveite a manhã ou a tarde para fazer o Boia Cross no Hotel Cabanas, localizado a 6 km da cidade, com duração de 45 minutos. O passeio é constituído por uma descida pelo Rio Formoso em boias individuais passando por três cachoeiras e um trajeto de 1.200 metros. Nesse passeio o turista se molhará bastante, por isso vá com roupa de banho e evite aparelhos eletrônicos que não sejam à prova d'água. O passeio não é permitido para crianças menores de 6 anos.
Endereço: Rodovia Bonito Guia Lopes, s/n - Zona Rural, Bonito - MS, 79290-000
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h

Boia cross no Cabanas/Crédito: Mark Hillary, cc 2.0
À noite, conheça o Projeto Jiboia, uma apresentação sobre educação ambiental e curiosidades para acabar com o medo e os mitos que envolvem essa cobra. Ao final da apresentação é possível segurar o réptil e tirar fotos com ele.
Endereço: R. Nestor Fernandes, 610 - Vila Donaria, Bonito - MS, 79290-000
Horário de funcionamento: todos os dias, das 19h às 21h

Local onde é realizada a apresentação do Projeto Jiboia/Crédito: Izabella Pietro
Dia 3 - Flutuação na Nascente Azul e Quadriciclo Rota Boiadeira
Conheça pela manhã a flutuação da Nascente azul, nesse passeio o turista nadará entre os peixes na nascente do Rio Bonito com uma roupa de neoprene durante 1h30. O percurso acontece somente no raso e não é necessário saber nadar para participar.
Endereço: Endereço: Rod. Bonito - Bodoquena, KM 29, s/n - Zona Rural, Bonito - MS, 79290-000
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 16h40

Flutuação no Rio Bonito/Crédito: Reprodução Nascente Azul
Aproveite o tempo livre a tarde para fazer a trilha com quadriciclo. Nesse passeio o turista dirigirá individualmente um quadriciclo por um percurso dentro da mata com duração de uma hora. Apenas maiores de 16 anos podem dirigir os veículos e as crianças podem ir na garupa.
Endereço: Rua Santana do Paraíso, 1636
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 20h

Passeio de Quadriciclo à noite na rota Boiadeira/Crédito: Ana Maio
Dia 4 - Day use Praia da Figueira
A Praia da Figueira é uma área de lazer que funciona como um balneário e possui várias atividades para toda a família, como stand up board, slackline, tirolesa, caiaque e vôlei de praia. Além disso, é possível curtir um dia calmo e relaxante na praia artificial.
As agências oferecem vários pacotes para esse passeio, mas o day use é um dos favoritos do turista que pode desfrutar o dia todo no local com algumas atrações incluídas.
Endereço: Rodovia Bonito - São Geraldo, KM 14, 79290-000
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h30

Visão por cima da Praia da Figueira/Crédito: Reprodução site oficial Praia da Figueira
À noite, aproveite para passear na avenida principal da cidade, a Pilad Rebuá, que possui alguns restaurantes, bares e lojas. A vida noturna não é o foco do turismo em Bonito, por isso não há muita variedade.
Dia 5 - Gruta da Lago Azul e Arvorismo Ybirá Pe
O passeio na Gruta da Lago Azul é uma visitação de contemplação dentro da caverna, que conta com uma trilha de 200 metros e uma descida de 150 metros (a descida é feita em uma escada com 300 degraus e a subida acontece da mesma forma). Com duração de 1h30, o passeio termina bem próximo a lagoa, onde é possível tirar belas fotografias.
Endereço: consultar a agência de viagem
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 14h

A Gruta do Lago Azul é um dos passeios mais famosos da cidade/Crédito: Victor Dantas
Aproveite a tarde para fazer o arvorismo no sítio Ybirá Pe e desfrute as paisagens naturais do alto das árvores. O percurso alcança alturas de até 20 metros e faz diferentes circuitos entre as árvores, terminando com uma tirolesa e um pequeno rapel. O passeio dura uma hora, a altura mínima para participar é de 1 metro e é necessário o uso de tênis.
Endereço: Rod. Bonito/Guis Lopes km 3 à esquerda, mais 5 km. Zona Rural, Bonito, Mato Grosso do Sul 79290-000, Brasil
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 16h

Um dos circuitos do arvorismo no sítio Ybirá Pe/Crédito: Ana Maio
Dia 6 - Trilha Buraco das Araras e Bote Eco Park
Acorde cedo e visite o Buraco das Araras, uma atração de contemplação com duração de uma hora, no qual os turistas percorrerão uma trilha de 970 metros com dois mirantes para observação das aves. Os horários em que a temperatura está mais amena são os mais indicados para realizar a visitação.
Endereço: Rod. Br 267, Km 510. Fazenda Alegria, Jardim, Mato Grosso do Sul 79240-000, Brasil
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h

Araras vivem na região da visita do Buraco das Araras/Crédito: Pixabay
Use seu tempo livre a tarde para fazer o passeio de bote no Eco Park Porto da Ilha, recomendado para toda a família. Com duração de duas horas, ele é realizado no Rio Formoso e desce um trajeto de 5 km.
Endereço: consulte a agência de viagem
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h20 às 15h30

Passeio de bote em família no Eco Park/Crédito: Pixabay
Dia 7 - Finalizar as malas e ir embora
No último dia de viagem, aproveite o café da manhã do hotel, arrume as malas pela manhã e faça check-out. Caso precise de transporte até o aeroporto ou devolver o carro alugado, é recomendado que o turista se informe sobre isso um dia antes do fim da viagem, a fim de evitar imprevistos.
Para mais informações sobre a cidade de Bonito, desde restaurantes e hotéis a outras atrações, acesse a matéria completa do Giro no Mundo sobre esse destino.
Para mais informações sobre os passeios, endereços e valores, acesse: Bonitour turismo, Agência Sucuri ou Bonito Way turismo.