Destinos

Destino: Londres, Inglaterra - Guia Completo

10 de Dezembro de 2025 Por Izabella Di Pietro Miranda
Entardecer no Rio Tâmisa com o Parlamento e Big Ben ao fundo em Londres
Entardecer no Rio Tâmisa, que banha Londres e Oxford. Crédito: Pixabay

LONDRES, INGLATERRA - REINO UNIDO

Londres, Capital da Inglaterra e do Reino Unido, é uma das cidades mais cosmopolitas e turísticas do mundo. Graças a essas características, foi um dos destinos mais visitados do mundo nos últimos anos.

O que fazer

A cidade possui muitas opções de passeios, desde monumentos históricos até peças de teatro. Por ter muitas atrações pode ser difícil visitá-las em apenas uma viagem, então planeje antes de chegar lá o que gostaria de conhecer.

Passeios tradicionais e históricos

Próximo ao Rio Tâmisa (que é muito extenso), é possível conhecer o relógio Big Ben, o Parlamento Inglês (Palácio Westminster), a Abadia de Westminster, a roda-gigante London Eye, as torres Tower Bridge e a Tower of London. Outros passeios conhecidos espalhados na cidade são: Palácio de Buckingham, Hyde Park, praça Trafalgar Square, Galeria Nacional, o Zoológico de Londres e o Museu Britânico.

Vista aérea da histórica Tower of London e seus arredores
Vista aérea da Tower of London. Crédito: Wikimedia Commons

Pontos famosos sobre celebridades

A Abbey Road, conhecida como a "rua dos Beatles" merece a visita, assim como o estúdio de mesmo nome em que gravaram álbuns. O museu de cera Madame Tussauds, com várias estátuas de pessoas famosas, também pode ser visitado na cidade.

Estátuas de cera da Família Real britânica no museu Madame Tussauds
Família real feita de cera, no museu Tussauds. Crédito: Wikimedia Commons

Conheça também o bairro de Notting Hill, local onde foram gravadas cenas do filme "Um lugar chamado Notting Hill", que ainda é marcado por possuir uma das feiras mais famosas da cidade, a Portobello Market e o famoso Coronet Cinema, antigo teatro vitoriano.

Fachada branca clássica da parte externa do antigo Coronet Cinema
Parte externa do Cinema, em Notting Hill. Crédito: Robin Sones, cc 2.0

Para saber mais sobre lugares, passeios e experiências em geral, confira os vídeos sobre Londres da turista, colaboradora do Giro no Mundo e youtuber Tabatha de Lacerda:

Para mais vídeos da Tabhata sobre Londres, acesse a playlist completa clicando aqui.

Onde Ficar

Londres é uma cidade muito grande e turística, por isso possui hotéis espalhados por toda sua extensão, mas quanto mais longe ficar das atrações, mais tempo e dinheiro com transporte serão gastos. Separada em nove zonas por onde os metrôs passam, a cidade possui seus principais pontos turísticos nas zonas 1 e 2, locais em que a maioria dos turistas prefere se hospedar.

Mapa esquemático das linhas de metrô na zona 1 de Londres
Mapa das linhas de metrô na zona 1 da cidade. Crédito: Wikimedia Commons

Nessas zonas existem vários bairros com diferentes tipos de acomodações. Para se hospedar em um hotel padrão, procure os bairros: Centro, Covent Garden, Soho, Paddington e St James. Para hotéis de luxo, fique nos bairros de Kensington, Westminster e Mayfair. As acomodações mais econômicas costumam ficar no bairro Bayswater e King's Cross.

Variando valores e tipos de acomodações, alguns hotéis recomendados nessas áreas são: Hostel YHA London, Central Park Hotel, Strand Palace Hotel, Hotel Park Grand Paddington Court e Mstay Hyde Park Hotel.

Fachada elegante e iluminada do Hotel Park Grand Paddington Court
Fachada do Hotel Park Grand Paddington Court. Crédito: site Hotel Park Grand Paddington Court

Restaurantes

Harrods

A loja de departamento mais famosa de Londres possui restaurantes e cafés, além de produtos e vestuários de grifes famosas.

Endereço: 87-135 Brompton Rd, Knightsbridge, London SW1X 7XL, Reino Unido

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 21h

Fachada da loja de departamentos Harrods iluminada à noite
A loja Harrods por fora, iluminada à noite. Crédito: Christine Matthews, cc 2.0

O'Neill's

Este pub irlandês está em várias áreas da cidade e possui música ao vivo, com comidas e bebidas típicas do Reino Unido. Clique aqui para encontrar a unidade mais próxima.

Endereço: 33-37 Wardour St, London W1D 6PU, Reino Unido

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 02h e domingo das 11h à 0h.

Poppies Fish and Chips

Eleito o melhor lugar de Londres para experimentar o típico Fish and Chips, visite o restaurante para uma experiência incrível. Clique aqui para ver outros endereços.

Endereço: 30 Hawley Cres, Camden Town, London NW1 8NP, Reino Unido

Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 23h

Prato tradicional britânico de peixe e batatas fritas (Fish and Chips)
O prato Fish and Chips é tradicionalmente servido dessa maneira. Crédito: site Public Domain

Sky Vista Bar

Localizado dentro do hotel Trafalgar Square, na principal praça de Londres, o bar tem uma vista incrível da cidade.

Endereço: 2 Spring Gardens, St. James's, London SW1A 2TS, Reino Unido

Horário de funcionamento: apenas com reserva, para isso contate aqui.

Quando ir e quanto tempo ficar

Se o turista não possui uma data específica para visitar a cidade, a decisão deve ser feita baseada principalmente no clima de Londres. Os melhores meses para fugir do frio intenso e da chuva são: maio, junho, julho, agosto ou setembro.

Quanto tempo ficar depende do viajante, do tempo disponível e levando em consideração que cada dia tem seus gastos, mas tenha em mente que é difícil visitar todas as atrações em uma só viagem. Uma sugestão é ficar pelo menos 6 dias na cidade. Confira o roteiro do Giro no Mundo para a estadia em Londres.

Rio Tâmisa em um dia nublado com construções históricas ao fundo
Rio Tâmisa em um dia nublado. Crédito: Wikimedia Commons

Como ir e transportes na cidade

Brasil - Londres

Para visitar Londres saindo do Brasil, o transporte mais adequado é o avião. Várias companhias aéreas fazem o trajeto saindo de alguns aeroportos internacionais do Brasil, como: Tap Portugal, American Airlines, Air Europa, Latam, Delta, United Airlines, Avianca, British Airways e Iberia.

É possível usar alguns sites para procurar em diferentes empresas a passagem mais barata, como: Skyscanner ou da Decolar.

Dentro da cidade

A pé

Andar é uma das melhores maneiras de conhecer a cidade de perto, no entanto não é possível visitar todas as atrações a pé. Ande por pontos turísticos próximos, mas não dependa apenas desse meio.

Ônibus

Os famosos ônibus vermelhos de Londres devem ser visitados e utilizados, pois são uma maneira econômica de passear, mas cuidado para não fazer confusão e se perder, já que as ruas lá funcionam ao contrário do Brasil. Clique aqui para saber mais sobre como usar esse transporte lá. Para pagar, use o Oyster Card, um cartão magnético no qual o dinheiro é depositado e depois descontado ao ser usado no ônibus ou metrô.

Tradicional ônibus vermelho de dois andares (double-decker) em Londres
Com dois andares e sua cor chamativa, os ônibus da cidade não passam despercebidos. Crédito: Wikimedia Commons

Metrô

A maneira mais eficiente de transitar pela cidade, o metrô possui onze linhas que circulam entre nove zonas da cidade. Para saber mais como usar esse transporte, clique aqui.

Táxi

Os famosos táxis pretos londrinos podem ser encontrados nos pontos de táxi espalhados pela cidade, mas não possuem preços tão atrativos e têm variação de acordo com hora e com o trânsito do momento.

Táxi preto londrino (black cab) transitando na rua
Gritar para um táxi parar em Londres é contra lei e sujeito a multa. Crédito: Wikimedia Commons

Uber

Uma alternativa ainda mais barata que os táxis, os ubers podem ser solicitados em Londres, e embora o aplicativo no celular precise de internet, Londres é conhecida também por ter vários pontos gratuitos de Wi-Fi.

Trem DLR (Docklands Light Railway)

O trem pode ser utilizado para visitar Docklands (docas), leste e sudoeste de Londres, partindo das estações Bank e Tower Gateway.

Informações Úteis

Moeda

A moeda utilizada é a Libra esterlina (£).

*Nota: Verifique a cotação atualizada antes de sua viagem.

Notas de Libra Esterlina espalhadas sobre superfície
A Libra Esterlina é usada em todos os países do Reino Unido. Crédito: Chris Lensicle, Public Domain

Idioma

O idioma oficial do país é o inglês britânico, embora bem similar ao inglês americano, possui alguns vocabulários próprios e ortografias diferentes, mas a principal diferença é a pronúncia. Clique aqui para ver alguns termos em que o inglês tem variação.

Documentos

Para adentrar o país é necessário o uso do passaporte válido e da carteira de identidade (RG), já o visto é concedido quando o visitante chegar ao Reino Unido, não sendo necessário tirar antes da viagem. Para tirar dúvidas e saber mais sobre o visto, clique aqui.