Dicas

Neve na América do Sul: onde conhecer?

Última atualização: 10 de Dezembro de 2025 Por Izabella Di Pietro Miranda
Boneco de neve sendo construído com luvas coloridas em paisagem de inverno
A construção do boneco de neve é uma atividade muito comum durante o período de neve. Crédito: Pixabay

Conhecer a neve na América do Sul de perto é o sonho de muitos brasileiros, já que graças ao nosso clima tropical, neva em apenas algumas áreas do país, no inverno, e não o suficiente para brincar ou esquiar.

Na América do Sul, durante o inverno, os principais países onde é possível encontrar uma quantidade significativa de neve são Argentina e Chile. Por isso, se você tem vontade de viver essa experiência completa, confira nosso guia de destinos para ver a neve nesses países:

Argentina

1. Bariloche

A cidade de Bariloche é uma das mais conhecidas e visitadas mundialmente por possuir além de uma vida noturna agitada, a estação de esqui Cerro Catedral, com a maior superfície para a prática na América do Sul e a mais antiga do país. A estação está a 2.000 metros de altitude sobre o nível do mar.

Vista panorâmica da Estação de Esqui Cerro Catedral em Bariloche coberta de neve
Estação de Cerro Catedral, em Bariloche. Crédito: Wikimedia Commons

2. Ushuaia

Ushuaia, na Patagônia, fica a 2.400 km da capital Buenos Aires e por isso recebeu o apelido de "fim do mundo". A cidade possui a estação de esqui Cerro Castor e conta com uma das temporadas de inverno mais longas do continente, ou seja, mais tempo de neve para quem quiser aproveitar diferentes datas!

Apesar da distância da capital e do apelido, Cerro Castor está cada vez mais na rota turística e possui uma ótima infraestrutura, com mais de 30 pistas de esqui e outras atividades de inverno.

Cidade de Ushuaia na Patagônia com montanhas nevadas ao fundo
A cidade de Ushuaia é cercada por montanhas com neve. Crédito: Pixabay

3. Villa La Angostura

Villa La Angostura está localizado na província de Neuquén, na Patagônia, vizinha de Bariloche. Lá fica localizado a estação de Cerro Bayo, destaque pelo seu atendimento e opções para os visitantes. Com uma ótima infraestrutura mas com tamanho reduzido, você terá que encarar menos tempo de fila nas atrações.

Estação de Cerro Bayo em Villa La Angostura com pistas de esqui e neve
Estação de Cerro Bayo é cercada por montanhas e muita neve. Crédito: Wikimedia Commons

Chile

1. Santiago (Valle Nevado)

A capital e maior cidade do Chile fica muito próximo à Cordilheira dos Andes, então mesmo que seja difícil ver muita neve em sua região metropolitana, nos arredores de Santiago, a 45 km de distância, é possível visitar o Valle Nevado, estação de esqui com 3.000 metros de altitude.

Pessoas praticando esportes de inverno no Valle Nevado, Chile
É possível fazer vários esportes de inverno no Valle Nevado. Crédito: Alex Grechman cc 2.0

2. Pucón

Localizado a 800 km de Santiago, a cidade de Pucón é cercada por um lago e pelo vulcão Vilarrica, com muitas atividades e neve, o pequeno local recebe muitos visitantes que preferem fugir da lotação do Valle Nevado. No inverno, o vulcão se transforma no centro de esqui de Pucón.

Vulcão Villarrica coberto de neve em Pucón, Chile
O vulcão Vilarrica é uma das principais atrações da cidade e pode ser visto de muito longe. Crédito: Wikimedia Commons

3. Los Andes (Portillo)

Situado na região de Valparaíso, Los Andes abriga a estação de esqui Portillo, uma das mais famosas do país. A estação possui mais do que os esportes de inverno, ela esconde também a Laguna Del Inca, que fica no meio da Cordilheira dos Andes, agregando ainda mais beleza para aquela paisagem.

Portillo pertence ao hotel de mesmo nome localizado lá, por isso se você não pretende se hospedar e apenas passar o dia, verifique como está a estrada até lá (a neve interrompe frequentemente o fluxo da estrada e causa fechamentos) e se eles tem vagas para o dia.

Laguna del Inca cercada por montanhas nevadas na estação de Portillo
Laguna del Inca, no meio da Cordilheira dos Andes, na estação de Portillo. Crédito: Wikimedia Commons

Embora esses sejam os locais mais procurados pelos viajantes, é possível ainda encontrar neve em várias outras regiões no Chile, como Chillán e nas estações de La Parva e El Colorado. Na Argentina, em cidades como Mendoza e em Córdoba.