top of page
Buscar

Roteiro: 10 dias em Paris

  • Izabella Pietro e Sophie Monginet
  • 7 de dez. de 2016
  • 7 min de leitura

Torre Eiffel.

Parte debaixo da Torre Eiffel iluminada à noite/Crédito: Pixabay


Paris é uma cidade encantadora com uma enorme variedade de atrações turísticas, então para conseguir realizar os passeios mais famosos e curtir o local, dez dias é um bom período para sua viagem. A programação pode ser alterada conforme a necessidade e o roteiro é apenas uma sugestão e um direcionamento.


Dia 1 - Chegada em Paris

No dia da chegada à cidade, muitas horas de voo combinadas com a diferença de fuso horário podem contribuir para ser um dia bem cansativo, então não programe nada de importante. Após chegar ao aeroporto, é preciso fazer check-in no hotel e o turista pode aproveitar para conhecer a área em que está hospedado, além de descansar para os próximos dias. Para saber como ir do aeroporto até o centro e vice-versa, clique aqui.


Dia 2 - Museu do Louvre

Um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre reúne mais de 35 mil obras de arte, dividido em várias alas e andares. Reserve um dia todo para a visita e, quando chegar, encontre um mapa do lugar para evitar perder tempo, já que o museu é muito grande e não é possível visitar todas as obras em apenas um dia.


Clique aqui para acessar o mapa do Louvre e aqui para saber em quais dias ele estará fechado. Na saída do museu existe uma galeria comercial para quem quiser adquirir souvenirs. É possível adquirir o ingresso antes pelo site oficial.


Endereço: Musée du Louvre, 75058

Horário de funcionamento: segunda, quinta, sábado e domingo, das 9h às 18h. Quarta e sexta das 9h às 21h

Metrô: Palais Royal/Musée du Louvre


Museu do Louvre.

Museu do Louvre por fora/Créditos: Pixabay

Dia 3 - Torre Eiffel e Les Bouquinistes

O cartão postal da França não poderia estar fora do que fazer em Paris. O monumento é o mais alto da cidade e também um dos mais visitados do mundo, construído em 1887 pelo engenheiro Gustave Eiffel, que ganhou uma competição do governo francês em que o melhor design arquitetônico teria o monumento construído no Campo de Marte, onde a torre está localizada.


Para mais informações sobre a torre, clique aqui. É possível adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial. No topo da torre venta muito e as temperaturas são menores, por isso é melhor ir preparado para o frio.


Endereço: Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h30 às 23h

Metrô: Trocadéro/Champs de Mars

Les Bouquinistes são vendedores de livros que trabalham a céu aberto na margem do Rio Sena, próximo à Torre Eiffel, com milhares de livros raros, revistas antigas, fotografias, selos e cartões postais. Os vendedores ambulantes se fixaram neste local no século XVI e expõem seus produtos em caixas todos os dias em uma extensão de 3 km ao longo do rio.


Endereço: saindo da Rue Du Bac e pegando a direção do Rio Sena, quando chegar no rio encontrara os bouquinistes

Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 11h30. A exposição dos produtos só não acontece em dias chuvosos ou com possibilidade de problemas climáticos, para manter a preservação dos livros


Les Bouquinistes.

Livraria ao ar livre Les Bouquinistes/Crédito: Wikimedia Commons


Dia 4 - Sacré Coeur, Arco do Triunfo e Champs-Élysée

Sacré Coeur é uma basílica localizada no bairro de Montmartre e a vista no seu topo (400 metros de altitude) permite uma visualização muito ampla e bonita de Paris. A visita da basílica é gratuita, mas para subir no domo e visitar as criptas existe uma taxa de € 8. Bem próximo ao local fica situado o Moulin Rouge, onde você pode jantar e assistir ao espetáculo da casa.


Endereço: 35 rue Du Chevalier de La Barre

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 22h

Metrô: Montmartre/La Chapelle


Depois de visitar a basílica, aproveite o resto do dia para conhecer o Arco do Triunfo, famoso ponto turístico da França, localizado próximo a avenida Champs-Élysées. Erguido a pedido de Napoleão Bonaparte para lembrar as vitórias do exército francês, o monumento é enorme e muito bonito. Dentro do arco existe um museu onde é contada a história do monumento. Aqui é possível saber mais sobre ele.


Endereço: Place de Charles de Gaulle

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h. Fechado: 1 de janeiro, 1 de maio, 8 de maio, 14 de julho, 11 de novembro e 25 de dezembro

Metrô:Charles de Gaulle/Etoile

Após visitar o Arco, a praça em que ele está localizado fica no fim da avenida mais famosa de Paris e uma das mais conhecidas do mundo, a Champs-Élysée, por isso aproveite a oportunidade para visitá-la. Com cinemas, cafés, restaurantes e lojas famosas, a avenida é muito larga, longa e arborizada, começando no museu do Louvre e terminando no Arco do Triunfo. Nos dias em que sobrar tempo, vá até a avenida para visitar lojas famosas e até fazer compras.


Champs-Élysées

Avenida Champs-Élysées/Crédito: Wikimedia Commons


Dia 5 - Palácio de Versalhes

O castelo de Versalhes é um dos patrimônios mundiais da humanidade há mais de 30 anos e atrai visitantes do mundo inteiro todos os dias. Para a visita, é necessário reservar um dia inteiro, pois o lugar é muito grande e reúne outras atrações além do castelo em si.


É possível visitar o castelo, o Grand Trianon, os domínios de Maria Antonieta e o jardins, por isso é preciso saber o que se quer visitar na hora de comprar o ingresso, já que existem diferentes tipos de bilhetes. Aqui você pode se informar mais sobre a atração e comprar seu ingresso.


É importante que o bilhete seja adquirido antes e reservado para o dia de sua escolha, do contrário é possível enfrentar filas que duram horas e prejudicam seu tempo no passeio.


Endereço: Château de Versailles, Place d’Armes

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h30

Trem: RER C5 com destino a estação Versailles Rive Gauche

Palácio de Versalhes.

Um dos lados do jardim do Palácio de Versalhes/Créditos: Wikimedia Commons

Dia 6 - Notre Dame

Uma das catedrais mais famosas e antigas de Paris, Notre Dame levou mais de dois séculos para ser terminada e por isso conta com diferentes estilos em sua composição (diferentes etapas do gótico). A sua decoração interna remonta à história do catolicismo através de imagens, esculturas e obras de arte.


Os revolucionários de 1789 queriam destruir todos os símbolos religiosos na França, por isso a catedral foi muito danificada e saqueada. Apenas com a publicação do livro "Notre-Dame de Paris", de Victor Hugo, que o local passou a ser visto de forma diferente e preservado.


Endereço: 6 place des Vosges

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h45. Fechado: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro

Metrô: Cité/Saint Michel

Catedral de Notre Dame.

Em Notre Dame é possível visitar várias atrações, por isso é preciso se programar/Crédito: Wikimedia Commons


Vêpres

É possível participar da missa chamada "Vêpres" de segunda à sexta, às 11h ou às 17h45.


Torres da catedral

Para visitar as torres é preciso ir por fora da igreja e pelo lado esquerdo dela. O único acesso é pela escada estreita de 422 degraus, portanto não é um passeio aconselhável para quem tem dificuldade de locomoção ou claustrofobia, e não há banheiros. Apesar desses pontos, a vista é incrível e vale o esforço.

Horário de funcionamento: todos os dia das 10h às 17h30. Fechadas dia 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.


Cripta Arqueológica

A cripta embaixo do solo foi descoberta apenas em 1965 quando a prefeitura decidiu cavar na área, mas estima-se que as habitações e as construções ocorreram há mais de dois mil anos. Lá é possível ver ruínas medievais de tavernas e uma maquete da Paris medieval. Localizada abaixo da praça da catedral, o seu acesso é dado do lado oposto da catedral. Para saber mais sobre a cripta, clique aqui.

Endereço: 7 place Jean Paul II, parvis de Notre Dame

Horário de funcionamento: terça a domingo das 10h as 18h. Fechada de segunda e feriados.

Tesouro da Catedral

As salas com os tesouros do local são outra visita à parte e aqui é possível ver a coroa de Cristo entre outros objetos preciosos.

Horário de funcionamento: das 9h30 às 18h (segunda a sexta), das 9h30 às 18h30 (sábado) e das 13h30 às 18h30 (domingo)

Dia 7 - Jardim de Luxembourg e Fonte de Médicis

O jardim de Luxembourg é o segundo maior espaço verde de Paris, criado por Marie de Médicis, esposa do Rei Henri IV, no século XVII. O local até hoje reflete o luxo da época e recebe frequentemente exposições famosas. No jardim é possível ver 106 esculturas famosas de artistas como Roudin. Clique aqui para visitar o site do jardim.


Ao lado do jardim fica localizada a Fonte de Médicis (lado sénat), atração não muito conhecida mesmo por moradores da cidade. A fonte tem um ar muito romântico e remete à Itália, país da rainha Marie.


Endereço: rue de Médicis / Rue de Vaugirard

Horário de funcionamento: todos os dias das 7h30 às 18h15

Metrô: Odéon

Jardim de Louxembourg.

Jardim de Luxembourg na primavera/Crédito: Wikimedia Commons

Dia 8 - Santa Capela e Conciergerie

Localizada no meio do palácio da Justiça, a Santa Capela é um dos patrimônios mundias da Unesco e chama atenção pela sua beleza. O local foi criado pelo Rei Luis IX, que queria transformar Paris na nova Jerusalém, trazendo peregrinos de todos os locais para lá. A Capela costumava abrigar inúmeras relíquias famosas e, reza a lenda, guardava a coroa de espinhos da crucificação de Cristo. Aqui é possível acessar o site e conhecer mais sobre o local.


Após visitar a capela, aproveite para conhecer o Conciergerie, principal vestígio do palácio da cidade, localizado no mesmo lugar que a Santa Capela. Algumas curiosidades do lugar: após a execução do Rei, Maria Antonieta permaneceu durante sete meses em uma cela no local, antes de morrer. Lá é possível ver alguns dos objetos expostos que pertenceram a ela. Outra curiosidade é que em uma das torres foi instalado o primeiro relógio público da cidade.


Endereço: 8 Boulevard du Palais, 75001 P

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h30 às 18h. Fechado: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro

Metrô: Cité ou Chatêlet

Interior da Santa Capela.

Interior da Santa Capela/Créditos: Wikimedia Commons

Dia 9 - Mercado das flores e Les Halles

Localizado na beira do rio Sena, o mercado das flores existe há mais de dois séculos e reúne flores raras.


Endereço: place Louis Lépine, Quai de la Corse, 75004

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 19h30

Metrô: Cité

Depois de visitar o mercado das flores, visite o Les Halles, um antigo mercado que se transformou em uma galeria de compras subterrânea com inúmeros produtos a um preço mais acessível. Confira aqui o site do mercado com a lista das lojas.


Endereço: Les Halles, 75001

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 20h, e no domingo, das 11h às 19h

Metrô: Chatêlet ou Les Halles

Dia 10 - Finalizar as malas e ir para o aeroporto

Nesse dia, verifique se não deixou nada para trás, faça check-out do hotel no horário indicado, se alimente e vá ao aeroporto pelo menos três horas antes do seu voo. Se informe sobre o transporte para o aeroporto pelo menos um dia antes, para não ocorrer nenhum imprevisto. Considere a quantidade de bagagem que está levando na hora de pensar no transporte para o aeroporto.


Para saber mais sobre Paris, desde restaurantes e hotéis a outras atrações, acesse a matéria completa do Giro no Mundo sobre esse destino.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
RSS Feed

Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos autores.

Copyright © 2019 Giro no Mundo

DIREITOS AUTORAIS

CONTATO

Ribeirão Preto, São Paulo

bottom of page