Roteiro: 6 dias em Cartagena
- Izabella Pietro
- 17 de jan. de 2017
- 4 min de leitura

Píer em Cartagena/Crédito: Pixabay
Cartagena das Índias, na Colômbia, é uma cidade com muitas atrações turísticas e paisagens naturais a serem visitadas. Além de ficar localizada no litoral caribenho e possuir praias belíssimas, ela possui muitos cenários românticos e casas coloridas, sendo fácil se encantar pelo local e querer fazer todos os passeios. Por isso este roteiro irá ajudar o turista a escolher o que fazer durante sua estadia. Este guia é apenas uma sugestão e pode ser alterado conforme a necessidade e a vontade do viajante.
Dia 1 - Chegada em Cartagena e passeio de charrete
No dia em que chegar à cidade, o turista deve fazer o check-in na hospedagem de escolha, deixar as bagagens e pode descansar da viagem. Se quiser fazer algum passeio, uma boa indicação é andar pelas ruas e conhecer a cidade, pois que essas em si já são atrações turísticas e, depois, pode fazer um passeio de charrete (passeio muito famoso), que dura cerca de 20 minutos e mostra algumas paisagens de Cartagena.
Endereço: Centro histórico (próximo a Torre do Relógio)
Horário de funcionamento: todos os dias, das 16h às 22h

Ruas coloridas da cidade/Crédito: Ana Maio
Dia 2 - Arquipélago do Rosário e Oceanário
Acorde cedo e vá conhecer as ilhas caribenhas que formam o Arquipélago do Rosário, as melhores praias da região. O litoral de Cartagena mesmo não são apropriadas para banho, então aproveite o dia de praia. Para chegar lá, é preciso ir de barco com uma agência de viagem e o percurso dura cerca de uma hora até as praias.
São 27 ilhas que formam o Arquipélago, e ao chegar na Isla Rosário, o turista pode escolher visitar o Oceanário, formado por piscinas construídas com os próprios corais da ilha e nelas nadam diversos animais, como tubarões, golfinhos e tartarugas-marinhas, mas não é permitido nadar com os animais (nem mesmo com os golfinhos). Para aqueles que preferirem ficar na Isla Rosário (e não ir até o Oceanário), é possível fazer snorkel e nadar entre os peixes, além de curtir o dia na praia.
Onde adquirir o ingresso: em Cartagena, nos guichês que ficam na entrada do Muelle Turístico de la Bodeguita, próximo à Torre do Relógio.
Horário do passeio: todos os dias, das 9h às 17h
De onde sai: píer próximo à Torre do Relógio

Golfinho nas águas transparentes do Caribe/Crédito: Pixabay
Dia 3 - Playa Blanca - Isla Barú
Apesar da possibilidade de fazer a Isla Barú no mesmo dia que a Isla Rosário, se o turista quiser aproveitar dois dias de praia ao invés de um (e pagar duas vezes), pode separar o passeios.
Para ir até a Isla Barú (dentro do arquipélago), é preciso fazer um percurso de 20 minutos de lancha, saindo da Isla Rosário. Na Playa Blanca, aproveite o resto do dia com areia branca, águas transparentes e barracas de comida.
Onde adquirir o ingresso: em Cartagena, nos guichês que ficam na entrada do Muelle Turístico de la Bodeguita, próximo à Torre do Relógio.
Horário do passeio: todos os dias, das 9h às 17h
De onde sai: píer próximo à Torre do Relógio

Playa Branca na Isla Barú/Crédito: Pixabay
Dia 4 - Trabalho de Gabriel García Marquez, Cidade Amuralhada e Bocagrande
Apesar de serem três passeios em um dia, é possível realizá-los se o viajante tiver disposição e acordar cedo. O antigo jornal "El Universal", onde Gabriel García Marquez - renomado autor e ganhador do prêmio Nobel - começou seu trabalho jornalístico, pode ser visitado, mas apenas do lado de fora.
Endereço: Antiga sede Jornal El Universal. Rua San Juan de Dios, número 3-81, Centro Histórico de Cartagena
Após essa visita, ande sobre as muralhas da Cidade Amuralhada - que tem esse nome graças aos muros com 11 km de extensão ao seu redor - e tenha uma ampla vista da cidade.
Endereço: Calle 41, Cartagena, Colômbia

Muros que dão nome à Cidade Amuralhada/Crédito: Pixabay
Por último, visite Bocagrande, região mais moderna e desenvolvida da cidade, com restaurantes famosos e redes de fast-food internacionais. Além desses atrativos, a praia de areia negra pode ser frequentada, mas não possui as características do mar caribenho.
Dia 5 - Castillo San Felipe de Barajas e Las Bóvedas
O Castillo San Felipe é uma das atrações turísticas mais famosas da cidade, sendo a maior obra de engenharia já realizada pelos espanhóis em uma colônia. Construído em 1657 para ajudar na proteção de Cartagena contra ataques de piratas, sua estrutura resistiu ao tempo e dele se tem uma das melhores vistas da cidade, além de túneis onde o turista pode passear.
É recomendado que o viajante vá com um guia nesse passeio, para saber e entender mais sobre a história e é possível adquirir o ingresso para a visita no próprio castelo, que custa a partir de 17.000 pesos colombianos.
Endereço: Cra. 17, Cartagena, Bolívar, Colômbia
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h

Castillo San Felipe por fora/Crédito: Wikimedia Commons
Depois, próximo ao castelo, visite a galeria Las Bóvedas, um antigo quartel espanhol transformado em um local turístico, que abriga lojas, bares e galerias de arte. No local, artesanatos, bolsas e outros artigos são vendidos em diferentes lojas.
Endereço: Calle Zerrezuela, Cartagena, Bolívar, Colômbia
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 18h30

Galeria Las Bóvedas e suas várias lojas, vistas por fora/Crédito: Joe Ross, cc 2.0
Dia 6 - Finalizar as malas e ir embora
Nesse dia, aproveite o café da manhã do hotel, arrume suas malas e faça o check-out. Se informe sobre o transporte para o aeroporto pelo menos um dia antes, para evitar atrasos e considere a bagagem de todos os acompanhantes na hora de pedir um veículo. Vá para o aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência e aguarde seu voo de retorno para o Brasil (ou outro destino).
Para saber mais sobre Cartagena, desde restaurantes e hotéis a outras atrações, acesse a matéria completa do Giro no Mundo sobre esse destino.